24.3.08

Violência na Educação

Ainda bem que passou na televisão o filme que o rapaz gravou no Carolina Michaelis, no Porto. Senão era mais um dos incidentes quotidianos que passava sem se abrir a boca. Então a professora só fez queixa quando as imagens apareceram na televisão? Teria medo que os pais da rapariga a pusessem na linha. A frequência com que isto acontece poderá ser comparada com o caso da Casa Pia: isto é apenas a ponta do iceberg. O Bibi da Casa Pia foi apenas uma fuga de informação, como uma grande panela em ebulição que salpica pingas de água a ferver cá para fora. O mesmo se poderá dizer deste caso do Carolina. Só que neste caso, a vítima é o adulto nas mãos dos menores. Caricato.

Há quem fale em dar mais poder aos professores: "quando eles batiam nos alunos é que a coisa andava na linha!"; outros defendem que a menina havia de ser humilhada na escola, pedindo desculpas publicamente à professora; Outros queixam-se desta geração apontando o dedo à televisão; talvez alguém ainda veja nisto um presságio do fim do mundo!
Ora, os pais desta menina são presentes? Qual é o ambiente que se vive na casa deles? Talvez os pais não possam estar tanto tempo com ela e aí, a pouca educação que possam ter, não chega a cimentar na menina. As crianças nascem como selvagens, não nascem educadas! O problema residirá basicamente nesse ambiente que se vive em casa, na família como entidade.

Porque é que se aumentam os horários das creches, ATL, escolas, quando os pais não têm tempo para estar com os filhos? Já vimos o que se passa na escola. Os filhos não necessitam de mais escola. Eles precisam é de mais família. Porque é que não resolvemos as coisas ao contrário? Em vez de mais tempo nas creches, diminuímos os horários dos pais! Ai o dinheiro e tal... Andam os ricos a ficar mais ricos, como nunca se viu; os pobres a ficar na mesma ou pior. Qualquer coisa não bate certo! Dinheiro não falta! Falta é qualidade de vida. Isto assim não é vida e isso ressente-se nas escolas e vai ser pior quando os filhos destes que desrespeitam a professora forem para a escola. Serão esses que vão levar as armas para a escola e fazer um circo igual ao que acontece de vez em quando nos EUA. Não se admirem. Continuem a separar os filhos dos pais que eles vão crescer como selvagens, gerir empresas como selvagens, criar filhos como selvagens, conduzir como selvagens.. enfim, uma macacada!

As políticas educativas do Governo são simplesmente absurdas. São baseadas nos resultados estatísticos no abandono escolar e reprovações. Esta rapariga nas estatísticas se calhar é exemplar! nunca chumbou e não vai abandonar a escola porque o sistema não a deixa, senão era mau para a estatística. Depois a Europa fazia troça de Portugal. Ah isso não!
É mais fácil governar um país de selvagens como os que estão a ser criados, do que um país de mentes críticas e educadas. É conveniente ao governo e aos partidos da oposição uma população assim. Como é que o Sócrates foi eleito afinal? Eu não vejo nenhum político preocupado com o tempo que os pais passam com os filhos. Eu não vejo nenhum político a defender a família na sua essência. Estamos-nos a transformar em carneiros do consumo, como bebés com açúcar na chupeta. É obrigação do governo reorganizar a ordem social. Não é com investimentos para pôr no papel, ou com computadores para os jovens do secundário (para comprar futuros eleitores, esperto).