3.4.09

Rede ferroviária em Portugal - reflexão 1

É já um dos temas mais comuns nas discussões de café - logo a seguir à Maddie e ao Apito Final: a ansiada Alta Velocidade. Faz parte de um dos grandes "investimentos" deste executivo, talvez no desejo de alcançar um desenvolvimento em alta velocidade.
Concordo que é essencial a ligação ferroviária eficiente a Espanha e Europa. Para quem visita regularmente a "Europa" (Europa Central) e se desloca por vias férreas, sabe que toda ela está ligada por comboios de longa distância que atravessam dois, três e quatro países numa só linha. Também se dá conta que os "TGV's" de muitos desses países não são assim tão rápidos (250Km/h) como o verdadeiro TGV de França (350 Km/h). Direi mesmo que só o de França e de Espanha é que são verdadeiramente velozes.
Vivi durante um ano na Alemanha e aderi ao Bahnkarte (cartão de descontos anual que nos dá o direito a 50% de desconto em todos os comboios da DB). Usei e abusei o sistema ferroviário alemão. É fenomenal! Desloquei-me no ICE (o "TGV" alemão) muitas vezes e fiz também um interrail durante 2 semanas pela Suíça e Áustria.
Já andei nos "TGV's" da Alemanha, Holanda (iguais aos alemães), Itália e Suécia. Posso dizer que os nossos actuais Pendulares não nos envegonham! Não têm o luxo de um ICE (quartos de banho para pessoas com mobilidade condicionada...), mas na prática são idênticos. De todas as vezes que andei de ICE, só me lembro de uns minutos que andou a 250Km/h (entre Manheim e Stuttgart), das outras vezes rondava os 200.
Ora, o nosso Pendular tem uma velocidade máxima de 220km/h que só a atingue, se não estou em erro, à saida de Lisboa. As linhas não são suficientemente "lisas", continuamos a ouvir o bater das rodas nas juntas de dilatação das linhas (coisa do passado na Europa Central), a distância entre linhas é curta para dois pendulares passarem à velocidade máxima, passagens de nível, construções demasiado próximas, etc... Conclusão: 300km são percorridos em quase 3 horas (Porto - Lisboa).

Eu não sou nenhum perito em mobilidade, mas decidi fazer umas contas e como as achei interessantes publiquei.
E se o Alfa Pendular ligasse Vigo a Faro, parando apenas de 100km em 100km, com linhas adequadas à a sua velocidade máxima? Quanto tempo durariam as viagens e onde pararia?
Assim, sabendo que um comboio necessita de alguns km para acelarar e abrandar, atribuí 20 km para acelaração (0-220 - média de 110km/h), mais 20 km para desacelaração (média idêntica) e o restante da distância estaria à velocidade máxima (220km/h). Aqui estão os resultados:


VIGO 0:00
|
150km 0:52
|
PORTO 0:52 + 0:03 (espera)
|
125km 0:45
|
COIMBRA 1:40 + 0:03 (espera)
|
200km 1:05
|
LISBOA 2:48 + 0:03 (espera)
|
177km 1:00
|
BEJA 3:51 + 0:03 (espera)
|
139km 0:49
|
FARO 4:43


Faltaria, eventualmente, contabilizar as ligações aos aeroportos de Vigo, Porto, Lisboa, Beja e Faro.


Sem comentários: